TRICOTERAPIA CAPILAR

TRICOTERAPIA CAPILAR

BOAS VINDAS!!!!!

Parabéns aos alunos que chegaram a segunda parte do curso.
Atenciosamente
Professora Maísa







quarta-feira, 9 de junho de 2010

4- O APARELHO PILOSEBÁCEO DEVE SER RESPEITADO

O APARELHO PILOSSEBÁCEO É UM MINI ÓRGÃO E DEPENDE DE VÁRIAS PARTES PARA PODER SOBREVIVER.
VAMOS ENTENDER MELHOR A SUA ANATOMIA E QUE PARTES SÃO ESTAS:
A PAPILA FAZ PARTE DO APARELHO PILOSSEBÁCEO E TEM POR FUNÇÃO FABRICAR O FIO DE CABELO.
É ELA QUE ABSORVE OS NUTRIENTES DA CORRENTE SANGUÍNEA (AMINOÁCIDOS) E JUNTOS COM AS CÉLULAS BASAIS FABRICAM A QUERATINA. AS QUERATINAS, JUNTAS, FORMAM O FIO DE CABELO.



Já as glândulas sebáceas ficam acopladas no folículo piloso.Se nós temos de 100 a 150 mil fios de cabelos, nós também temos de 100 a 150 mil glândulas sebáceas.
Ela produz um produto oleoso conhecido como SEBO.


As glândulas sebáceas representam um papel muito importante para o fio de cabelo, pois ela produz um óleo chamado sebo que entra dentro do fio, quando este(o fio) vai sendo formado dentro do couro cabeludo e tem outra função importantíssima: ele que hidrata e nutre o fio de cabelo.


Mas quantos centímetros ele consegue descer?
Ele desce no máximo 16 cm.

Porque essa informação é importantíssima?
Porque, quem tem uma produção de óleo normal e cabelo com comprimento maior que 16 cm, sempre vai ter uma parte do fio mais seca, pois esse fio não está sendo hidratado pelo óleo do couro cabeludo.

Exemplos:
Ana tem um cabelo com 36 centímetros de comprimento.
A produção do cabelo de Ana é normal. Então se Ana pentea os cabelos todos os dias, ela terá 16 cm de cabelo hidratado e 20 centímetros não hidratados.
Esse é o verdadeiro cabelo misto e não o que aprendemos na escola que fala: "cabelo misto é aquele cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas."

E no caso de Maria que tem um cabelo de 20 centímetros,as glândulas sebáceas não produzem sebo normalmente, ela vai ter o cabelo com 16 cm hidratado e 4 centímetros secos?
Neste caso, como a produção de óleo é fraca, ela vai ter somente perto do couro cabeludo hidratado.
O sebo é tão importante, que mulheres com cabelos lisos e oleosos da raiz as pontas, nem usam condicionador e este cabelo não fica danificado ao fazer química. Pois é o óleo do couro cabeludo que hidrata os fils e os protege.
Você já chegou a pensar que cliente nenhuma chegou e disse" Estou com ponta dupla perto do couro cabeludo?" Pois é, o cabelo perto do couro cabeludo geralmente está hidratado pelo sebo.

Este é um dos principíos básicos da Tricoterapia.
Você deve estar perguntando: "o que minha professora quer dizer com isso?"
Vou explicar melhor:
Você, que quer fazer tratamento no seu salão com produtos que realmente tratem os fios, tem que usar nestes tratamentos produtos que tenham como princípio ativo óleos vegetais e animais, ou seja, o produto que realmente vai tratar um cabelo seco, tem que ter óleos vegetais e animais.
Infelizmente você vai pesquisar e perceber que a maioria dos produtos contém silicone e óleo mineral na composição. Isto é péssimo. Você vai entender o porque nas próximas aulas.


Essa informação é muito importante, pois jamais podemos fazer uma química ante de 24 horas, pois o couro cabeludo está desprotegido.
Ou seja, se o seu cliente relaxou o cabelo, ele só vai poder pintar no outro dia, depois de 24 horas.

Lembre-se:
O Tricoterapeuta deve corrigir os hábitos da cliente e pedir que penteie os cabelos todos os dias.

ATT.
PROFESSORA MAÍSA

43 comentários:

  1. ESSA INFORMAÇÃO DA LUBRIFICAÇÃO NATURAL É FANTASTICA.E O CONECIMENTO DE QUE PRODUTOS A BASE DE ÓLEO VEGETAL E ANIMAL TRATA MELHOR E CORRETAMENTO O CABELO FOI FANTASTICO.

    ResponderExcluir
  2. Eu como gosto de ler e ouvir tudo sobre cabelo,já tinha ouvido falar da lubrificação natural,só que no corre corre do salão deixei de lado o hábito de pentear os cabelos antes de lavá-los e até mesmo de dizer as minhas clientes para penteá-los todos os dias.Só uma dúvida cabelos cacheados deve-se penteá-los tb? Perdoe a minha ignorancia!pois tive cabelos cacheados e penteava somente no dia que lavava e depois só na próxima lavada!

    ResponderExcluir
  3. Silicone, derivados do petróleo, óleo mineral...não combina com oleos vegetais e essencias, porém quase tudo que existe no mercado cont´ém uma coisa ou outro. É possível produzir uma base( shampoo ) 100% vegetal? Me responda por favor?

    ResponderExcluir
  4. Nossa!Realmente achei muito interessante esses princípios básicos para tratamento dos fios,se o sebo fosse desde o bulbo capilar até as pontas do cabelo seria mais fácil de tratar.
    Infelizmente hoje em dia é muito complicado achar produtos naturais no mercado pois a maioria prefere opitar por produtos industrializados,isto é devido a correria do dia-a-dia,enfim até mesmo em alguns salões,algumas cabeleireiras não tem o costume de ter cuidados adequados aos nossos fios!Aprendi também alguns cuidados básicos a ter até mesmo com os meus cabelos!

    ResponderExcluir
  5. Acontece que as pessoas estão mal informadas do que realmente trata um cabelo,que os cabelos precisam de produtos á base de água e óleo,e que produtos que contém silicone,óleo mineral e derevados do petróleo não hidratam o cabelo só encapam o fio de cabelo.
    Rejane

    ResponderExcluir
  6. podemos perceber que a maioria das pessoas hoje em dia estão com os cabelos hidrofobicos isto por falta de imformação por que hidratar é repor agua e com os produtos que estão usando estão encapando os fios e não estão permitindo que penete agua nos fios principalmente prdutos a base de silicone que são varios...Edilene

    ResponderExcluir
  7. è realmente estava muito desemformada,mais uma dica que irei sequir no salão...

    ResponderExcluir
  8. Professora,

    Confesso, estas informacoes foram "bombasticas" para mim! Eu observo quanto diagnosticos equivocados certos cabeleireiros cometem...E quando as raizes sao secas? Estara tudo perdido?Serao casos muito mais delicados a se trabalhar, eu acho.

    ResponderExcluir
  9. Tenho um tratamento a base de humectantes naturais de uma companhia americana que são versadeiros salvadores principalmente de clientes com cabelos etcnicos. Vejo no meu dia a dia a verdade através deste tópico muito bem documentado.

    ResponderExcluir
  10. mesmo penteando os cabelos todos os dias este "sebo" nao consegue chegar ate as pontas acima de 16 cm? mesmo o cabelo sendo muito oleoleoso?

    ResponderExcluir
  11. Tenho no salão produtos de óleos vegetais e óleos essenciais, que fazem a diferença em um cabelo ressecado. Comparando com produtos que contém silicone, os resultados não são tão eficazes.

    ResponderExcluir
  12. Puxa, quanta informação importante, mas é um pouco difícil de visualizar o aparelho pilossebáceo sem um desenho, mas já deu pra perceber a importância do sebo no couro cabeludo. Deve ser por isso que os shampoos anti resíduos ressecam tanto os cabelos, pois retiram não só os resíduos, mas o sebo natural também. Meu cabelo é bem oleoso na raiz e ressecado nas pontas, então eu passo condicionador ou creme para pentear ou reparador apenas nas pontas evitando a raiz. Até quando fazemos um banho de creme é melhor evitar passar na raiz?

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Muito esclarecedor e didático.
    Nem imaginava que a hidratação se fazia com óleo vegetal ou animal.
    Sempre compramos o que nos oferecem, e na maioria produtos como silicone, etc.
    Grata pela dica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei muito das informaçãoes ,aprendi bastante, mas como conseguir produtos adequados para tratamento capilar? Quase impossível.

    ResponderExcluir
  15. Fiquei maravilhada em entender como funciona o aparelho pilosebáceo.Isso mostra que realmente o cabelo deve ser tratado de dentro para fora, cada orgãozinho tem sua função, é um trabalho em equipe fantático.

    ResponderExcluir
  16. Já modifiquei todos os meus hábitos capilares, agora será uma batalha convencer as clientes a mudarem os seus, mas essa é nossa função e dever orientar e conscientizar as nossas clientes.

    ResponderExcluir
  17. Vou comecar a mudar meus habitos apartir de hoje e incentivar quem tiver ao meu redor a fazer este curso

    ResponderExcluir
  18. Não sabia que os homens por lavar o cabelo todos os dias ficam com menos cabelo.

    ResponderExcluir
  19. Devemos respeitar o aparelo piloscebáceo com habitos indicado pelo Tricoterapeuta

    ResponderExcluir
  20. estou adorando as aulas, está sendo muito prveitosa, não vejo a hora de poder adquirir os produtos ideais para cada problema, isso é tudo de bom.

    ResponderExcluir
  21. Maísa, e os cabelos muitos anelados não podem ser penteados secos devo molhar este cabelo todo dia para pentea-lo?
    Existem cabelos que é todo seco, da raíz as pontas, este cabelo tem problema na sélula sebácea?

    ResponderExcluir
  22. Maisa,

    como posso saber se o cabelo tem uma produção de sebo normal?

    ResponderExcluir
  23. essa parte foi de suma importancia, pq na maioria das vezes as clientes querem alisar e colorir no mesmo dia e o pior que muitas das vezes nem querem fazer uma hidrataçao para amenizar o resecamento dos fios!

    ResponderExcluir
  24. nunca achei legal fazer duas químicas no mesmo dia...

    ResponderExcluir
  25. os principios ativos de óleos vegetais e animais
    é fácil de encontrar.

    ResponderExcluir
  26. eu consigo achar no mercado produtos puros de óleo vegetais e animais...

    ResponderExcluir
  27. olha que interessante...agora eu vou tomar mais cuidados na hora de comprar meus oleos pro meu salão...

    ResponderExcluir
  28. Perfeito! Só não entendi porque pentear os cabelos todos os dias. Att,

    Mariana

    ResponderExcluir
  29. nossaaa to aprendendo muito

    ResponderExcluir
  30. irei corrigi primeiro mim e depois minhas clientes.

    ResponderExcluir
  31. Como foi produtivo a explicação tinha em mente alguns conceitos que foram aclarados nessa informação. Mais uma fez obrigada pela sábia informação.

    ResponderExcluir
  32. Maisa,escovar o cabelo todos os dias é importante para fazer "descer" o sebo natural do couro cabeludo, é por isso? Acho que não entendi essa parte.

    ResponderExcluir
  33. Por isso é importante pentear o cabelo todos os dias para que o sebo natural desça da raiz atá as pontas?

    ResponderExcluir
  34. São informações como estas que me fazem querer ir mais adiante,e relembrar da minha infância pobre onde o creme de hidratar o cabelo era o tutano de boi que minha usava em meus cabelos e de minhas irmãs,e sinceramente? Depois que as coisas melhoraram e passamos a usar os cremes caros e perfumados,nunca mais tive um cabelo tão hidratado..:))

    ResponderExcluir
  35. foi muito importante aprender mais sobre a importãncia das glândulas sebáceas e da papila e que nosso mini orgão deve ser respeitado.

    ResponderExcluir
  36. No início tive muitas dúvidas , mas depois pesquisei e pude entender , mas acho que algumas coisas ficaram bem claras com o tempo , pois contradiz com algumas informações que obtive , mas vou continuar estudando para saber mais e mais . Marjorie Moura

    ResponderExcluir
  37. No início tive muitas dúvidas , mas depois pesquisei e pude entender , mas acho que algumas coisas ficaram bem claras com o tempo , pois contradiz com algumas informações que obtive , mas vou continuar estudando para saber mais e mais . Marjorie Moura

    ResponderExcluir
  38. marinilda batista da silva19 de abril de 2015 às 18:33

    observarei melhor quando comprar um produto , e perfeito as informações

    ResponderExcluir
  39. BELAS INFORMAÇÕES!!!

    ResponderExcluir
  40. O lembrete final me faz ver o tão completa é essa profissão. Ensinar um paciente a se cuidar ( e ele aprender) é muito gratificante.

    ResponderExcluir

Conhecimento é algo importante e seu comentário acrescenta muito ao nosso curso. Ele vai ser postado em breve e com certeza vai ajudar a muitas pessoas. Muito obrigado.