TRICOTERAPIA CAPILAR

TRICOTERAPIA CAPILAR

BOAS VINDAS!!!!!

Parabéns aos alunos que chegaram a segunda parte do curso.
Atenciosamente
Professora Maísa







sexta-feira, 18 de junho de 2010

19- ANALOGIA ENTRE O BOLO E A QUERATINA

Não sei se você já fez um bolo. Mas:
Para se fazer um bolo precisa-se de ingredientes: ovo, leite, farinha, fermento, açúcar.
Estes ingredientes são misturados e levados ao forno para que o calor asse o bolo.
Quando o bolo está pronto, este é outro produto, pois através da mistura dos ingredientes acima (ovo, leite, farinha, fermento, açúcar), criamos outra substância ou outro produto: o bolo.
Será que podemos olhar para o bolo e falar que ele é um ovo?
Será que podemos olhar para o bolo e falar que ele é farinha?
Claro que não, na verdade quando fabricamos um novo produto, como já disse acima.
E se derretermos esse bolo com alguma substância ele vai voltar a ser ovo, farinha, fermento, etc?

Para que o cabelo seja fabricado é preciso de ingredientes: os aminoácidos e a própria células da camada basal que são duplicadas, além dos melanócitos que vão dar cor ao fio.
Esses aminoácidos entram no organismo humano através da alimentação e chegam ao couro cabeludo através dos vasos sanguíneos. Todo esses ingredientes são sintetizados e transformados em novas células.
As células recém criadas migram para cima no folículo na medida que elas se afastam do bulbo, e elas se alongam na medida que entram na zona de enlongamento (dentro da zona de síntese proteica e diferenciação). A medida que as células continuam movendo-se para cima na zona de queratinização a desidratação começa. Pontes dissulfídicas formam-se através de um processo oxidativo, e finalmente a fibra capilar permanente é formada (queratina).
Agora será que podemos olhar par a queratina e falar que é aminoácido ou pigmento, ou células da camada basal?
Será que se derretermos pele de animal, pena e cabelo vamos ter os mesmos aminoácidos, células duplicadas e pigmento que formam a queratina?
Será que a formação de uma pena é a mesma do cabelo humano?
Será que a formação da pele de animal é a mesma do cabelo humanos.

POSTEM OS SEUS COMENTÁRIOS
ATT. PROFESSORA MAISA

68 comentários:

  1. Não,Apartir do momento que se engloba misturas,o produto não tem como voltar a sua forma de origem ou seja sua aparência normal.
    Queratina é produzida pelo nosso próprio corpo e não há como fazer uma substância baseado com a própria produção de nosso organismo,ela de qualquer forma sempre vai envolver misturas,que de acordo com essas certas misturas,são elas as causadoras de tantas patologias e problemas.

    ResponderExcluir
  2. Professora, desse bolo todo, derretendo ou batendo no liguidificador, prefiro a 2a.parte,
    dos amoniácidos, células da camada basal até a formação da fibra capilar, uma técnica de fabricação ímpar que sómenmte a nossa natureza sabe como faz. O entendimento desse mecanismo nos auxiliará a compreender melhor como tratar os cabelos da raiz 'as pontas. Assim é melhor.
    Grato.

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao bolo,se o derretermos nvte.não teremos os ingredientes separados...queratina é uma proteína,contém aminoácidos e pgmentos e é formada da própria célula da camada basal.Bom se derretermos a pele de animal,pena e cabelo teremos sim os aminoácidos,pois a queratina tem a função de revestimento e proteção...Agora quanto a formação da pena e pele de animal ser a mesma do cabelo,eu sinceramente acho que é sim,pois todos servem de proteção e revestimento. Me corrija se estiver errada...

    ResponderExcluir
  4. Acredio que ao derretermos pele de animal, pena e cabelos, talvez encontremos similaridades mas não acredito que os mesmos aminoácidos ou células estejam presentes nestes 3 elementos.
    Definitivamente a formação da pele de um animal ou de uma pena deve ser diferente de um fio de cabelo.

    ResponderExcluir
  5. concordo com a amiga Ionara pode ser similar,mas não identico a queratina q fabricamos,o homem é um ser diferente de todos os outros,assim como o fio de cabelo.

    ResponderExcluir
  6. é realmente muito interessante toda essa busca pela beleza...todos esses experimentos que como o nome mesmo diz ...sao experimentos
    com certeza que nao vao conseguir fabricar a "nossa" queratina ou aminoacidos ...isso é propio do ser humano...na verdade eles tentam substituir....mascarar....imitar e, NAO CONSEGUEM

    ResponderExcluir
  7. Com certeza não podemos ter a substancia isolada a partir de procedimentos rústicos, mas creio que através de laboratórios específicos, isto torna-se capaz, pois a ciencia está avançadíssima, como vemos nos casos das pesquisas com células tronco e clonagem.

    ResponderExcluir
  8. Quando não se tem conhecimento fica dificil não acreditar em explicações tão convictas dos fabricantes.Que bom que o ser humano é curioso e e é de evolução,assim apto a mudanças .

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito que se derretermos pele de animal,pena e cabelo não teremos os mesmos aminoácidos e que eles não tem a mesma formação
    pode ter algo parecido mas não é igual.
    Rejane

    ResponderExcluir
  10. A busca de subistancias,ou seja produtos para ganhar diheiro é tão grande que não podemos duvidar de mais nada ,mas igual não existe pode existir subistancias parecidas não igual.Edilene....

    ResponderExcluir
  11. não partir de uma mistura de varias composições não se poder obter no final o mesmo produto

    ResponderExcluir
  12. Realmente não é queratina!
    Nossa, estou impressionada.

    ResponderExcluir
  13. È realmente muito interesante,mas pode ser similar e não se tem os mesmos ingrediente se terretermos um bolo...

    ResponderExcluir
  14. após misturar os ingredientes não podemos desfazer, como acho que o cabelo não é feita da mesma maneira que a pena ou pelo, mas são similares na sua sintese.

    ResponderExcluir
  15. concordo em genero, número e grau. Mas a tecnologia é rápida e já se trabalha na industria cosmética com a queratina humana clonada. Caríssima para nós brasileiros, apesar de pasmem ser de nossa fabricação e patente.Para que ela se fixe e transporte pelo cortex, há permebialidade cutanea. Os resultados são surpreendentes e satisfatórios quando no contexto de tratamento.

    ResponderExcluir
  16. Definitivamente, nao. A queratina nao podera recompor um fio de cabelo. Apenas os aminoacidos,as células da camada basal e os melanócitos que vão dar cor ao fio. Entao, tratamentos topicos com aminoacidos que prometem recompor a queratina surtem efeitos?

    ResponderExcluir
  17. Nunca! se derretermos teremos o genérico e nunca o original.

    ResponderExcluir
  18. Fico imaginando qual seria a solução para o cabelo. Vamos em frente.

    ResponderExcluir
  19. Sobre a pena, realmente ainda existe a queratina de animal. Só estudando para conhecer mais!!!

    ResponderExcluir
  20. Boa pergunta, onde encontramos as respostas?
    nossa cada dia descubro que tenho muitooooooo o que estudar.

    ResponderExcluir
  21. Sempre estar estudando e pesquisando é preciso, nunca sabemos tudo, a vida é um eterno aprendizado. Devemos ter amor e respeito pela profissão, nos dedicarmos a cada dia e buscarmos conhecimentos novos. Muito bom estar neste curso.

    ResponderExcluir
  22. Ainda tenho poucas informações para tirar conclusões à respeito do assunto abordado. Vou pesquisar mais.

    ResponderExcluir
  23. Não acho que a constituição da pena e do pêlo seja a mesma do cabelo humano, mas mesmo que seja, não há como desmanchar os elementos e recuperá-los depois de serem processados, como o exemplo muito oportuno do bolo mostrou. O que aprendi é que não há como extrair queratina de um monte de cabelo morto, para passar no cabelo vivo de novo. Falei besteira?

    ResponderExcluir
  24. Nossa! Cabelo? esse assunto eu acho muito complexo, realmente esse curso tem que ser presencial e com muito comprometimento por que são muitas informações e duvidas! e para entendermos melhor, temos que nos aprofundar no estudo da química e aí requer muito aprendizado. Não conseguimos viver sem essa palavra QUIMICA!!! E ainda vivemos na era da industrialização, o homem transforma tudo.

    ResponderExcluir
  25. Acredito que a única coisa parecida entre a formação do cabelo, penas e animais é o sangue como condutor dos aminoácidos que entram na corrente sanguínea através da alimentação.

    Por isso alguns tem cabelos saudaveis e alguns animais: pelos e penas saudáveis.

    Ah! Quando se aprende pode-se dizer bobagem, mas pelo menos tentamos entender. Agora é bem difícil. Sugiro algum vídeo para explicar a formação do cabelo.

    Um abraço.

    Irla

    ResponderExcluir
  26. Muito boa a comparação do bolo com a queratina.Entendi que na verdade a queratina do cabelo é formada com ingredientes próprios do corpo humano, e que uma suposta queratina produzida em laboratório oriunda de pena de animais, não pode devolver ao organismo humano os ingredientes necessários para a formação da queratina do cabelo.

    ResponderExcluir
  27. Você explicou com muita clareza essa polêmica da famosa queratina humana pura.

    ResponderExcluir
  28. Fiquei pensando..... quanta porcaria colocamos em nossos cabelos imaginando melhoras. Tantas propagandas, tantos produtos e tanta mentira.

    ResponderExcluir
  29. é claro que a estrutura do cabelo é muito mais complexa, e não tem pena que tenha os mesmos aminoácidos que o fio.

    ResponderExcluir
  30. Estou estarrecida com esta descoberta, nem imaginava o que era a queratina. Nesta parte do curso já começo a entender a formção do cabelo e vejo que jamais conseguiremos tirar a queratina do cabelo ou de qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
  31. claro que não . cabelo e pena são coisas diferentes e portanto com todo um processo particular. Não se pega um bolo e separa em ovo, leite e farinha, portanto não se transforma pena em queratina principalmente de cabelo.

    ResponderExcluir
  32. Para composição do cabelo necessitamos de aminoácidos, células da camada basal, células queratinócitas....entre outros ingredientes. Acredito na diferenciação da queratina inclusive dentro de uma mesma espécie, pois a nutrição alimentar é de fundamental importância para uma haste capilar saudável.

    ResponderExcluir
  33. Imagino que com tanta tecnologia deva existir processos mais eficientes, afinal de contas não podemos ser tão simplistas, existe centenas de profissionais qualificados trabalhando pelo conhecimento.

    ResponderExcluir
  34. Não sou química, mas acredito que derretendo cabelo humano ou pena de galinha não seja possível obter o ingrediente queratina que os forma, assim como derrentendo o bolo não obteremos o ovo ou a farinha usados em sua preparação.

    ResponderExcluir
  35. definitivamente NÂO!

    ResponderExcluir
  36. agora entendi melhor...

    ResponderExcluir
  37. Minha opinião é que nunca seremos iguais, que dirá a queratina animal com a humana. Acho que cada uma tem suas proprias caracteristicas, definições e formações.
    Bjs
    Mariana Machado ;)

    ResponderExcluir
  38. Penso que podem ser parecidos, mas igual acredito que não.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  39. Excelente analogia,deu para entender perfeitamente e com certeza nunca , jamais podemos transformar pena de galinha e pele de animal na queratina humana.ESTE CURSO ESTA CADA VEZ MAIS INTERESSANTE E MINHA CURIOSIDADE SÓ TEM AUMENTADO.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  40. NOSSA!!! ESTOU MARAVILHADA COM TANTAS INFORMAÇÕES LÓGICAS

    ResponderExcluir
  41. Puro Markentig, se falarem que o banho de chocolate tem chocolate, muitos acreditam que sim. assim como falam que o formol é hidratante, em quem confiar?

    ResponderExcluir
  42. Nunca soube dessa igualdade. Mas e o genoma sabe?

    ResponderExcluir
  43. Lia, nossa, estou maravilhada com tanta informação, estou amando este curso...

    ResponderExcluir
  44. adorei este tema , e estou cada vez mais curiosa.

    ResponderExcluir
  45. Com certeza não é a mesma coisa, é incrível a capacidade dos fabricantes em criar produtos apenas pensando na lucratividade.

    ResponderExcluir
  46. Analogia muito esclarecedora, obrigada professora! Crisliane Pagani

    ResponderExcluir
  47. AGORA FICOU MELHOR ENTENDER COM ESSA EXPLICAÇÂO
    muito grata professora

    ResponderExcluir
  48. nossa incrivelmente...quem que iria desconfiar que a queratina tem diversidades.....to curiosa com que vem pela frente...:)

    ResponderExcluir
  49. Realmente professora Maisa, não é a mesma queratina, agora professora me perdoe a falta de conhecimento, sou leiga no assunto, mas levando-se em consideração contexto da história as próteses não são de verdade, de pele humana, mas atendem seus usuários, implantes dentários não são raízes de verdade são substituídos por pino e também atendem seus usuários, e com a queratina não poderia ser a mesma coisa?? mas uma vez peço que me perdoe, não estou contestando estou apenas refletindo sob o texto citado, como já disse sou completamente leiga no assunto.

    ResponderExcluir
  50. Simplesmente, sensacional a explicação. Sem sombra de dúvidas nada tem a ver uma coisa com a outra, o nome propriamente ja diz queratina humana.

    ResponderExcluir
  51. To super curiosa o que mais verdade por trás da queratina não não sabemos? A industria fala tão bem!!! REpor queratina é o bum do momento.

    ResponderExcluir
  52. Rosemeire São Paulo perfeito grata pela informação

    ResponderExcluir
  53. Gostei da reflexão, entendi mais sobre a formação da queratina depois dessa colocação ( comparação do processo que se leva para fazer o bolo e o processo que se lava para a formação do pelo), muito legal bem dinâmico!

    ResponderExcluir
  54. Para mim, a grande questão é o mal caratismo da industria que usa de enganações para iludir aqueles que não têm conhecimento.

    ResponderExcluir
  55. A industria visa somente o ganho de dinheiro, não se preocupa com o bem estar das pessoas.

    ResponderExcluir
  56. É difícil entender,pois tudo que comemos ou tomamos é passado por um processo , inclusive os remédios que muitas das vezes são extraídos das plantas e testados nos animais.Mas mesmo assim quero dizer que estou aprendendo a refletir,02,01,2015.MG

    ResponderExcluir
  57. gostei desta comparação.

    ResponderExcluir
  58. KKKKKKK Amei esta comparação . Me levou a pensar ! Marjorie Moura

    ResponderExcluir
  59. Fica claro que não existe queratina humana!

    ResponderExcluir
  60. Isso eu não sabia mesmo!

    ResponderExcluir
  61. É interessante o surgimento do fio de cabelo. como é criada o queratina












    ResponderExcluir

Conhecimento é algo importante e seu comentário acrescenta muito ao nosso curso. Ele vai ser postado em breve e com certeza vai ajudar a muitas pessoas. Muito obrigado.