TRICOTERAPIA CAPILAR

TRICOTERAPIA CAPILAR

BOAS VINDAS!!!!!

Parabéns aos alunos que chegaram a segunda parte do curso.
Atenciosamente
Professora Maísa







sexta-feira, 11 de junho de 2010

7- CABELO COM PH DESEQUILIBRADO

Quando fazemos uma consulta, ouvimos a queixa da cliente, fazemos o questionário de hábitos, o questionário do pH do cabelo e o exame físico e detectamos se o cabelo está com o pH desequilibrado.
Quando o cabelo está com tricoptilose (pontas duplas), triconodose (nós nos fios), tricoclasie (pontas parecendo um pincel), muitas vezes os fios ainda estão com ondulações (como inchaços), chamamos este cabelo de asfítico.
Passamos então para as tricoterapias que são tratamentos com produtos fitocosmecêuticos contendo grandes concentrações de princípios ativos naturais.
Mas antes de iniciar estas tricoterapias, estes cabelos precisam ser preparados através de uma limpeza química, onde retiramos os resíduos de todas as substâncias nocivas que estão deixando estes cabelos encapados, impedindo que recebam nutrientes (óleo) e hidratação (água). Após esta limpeza daremos início ao tratamento que seriam: cicatrizações, nutrições, hidratações, onde os cabelos recebem uma carga de até 95% de princípios ativos.
Receitamos para que o tricopaciente faça uma manutenção em casa, onde continuará com os tratamentos. Depois solicitaremos que esta tricopaciente retorne a clínica periodicamente para fazer um tratamento de manutenção (retorno), onde analisaremos os cabelos e fotografaremos novamente para comparar o resultado final das tricoterapias e se for o caso, mudaremos os produtos de manutenção em casa.
É muito importante informar ao tricopaciente quais são os produtos que deixam ou deixaram os cabelos asfíticos, ensinar ao tricopaciente a cuidar e manter os cabelos saudáveis. Devemos fazer com que eles entendam que os produtos que contenham substâncias nocivas, tais como: silicone, petrolato, vaselina, óleo mineral, corante, queratina, etc., deixam os cabelos encapados.
Devemos explicar também para o tricopaciente que o prontuário que foi feito para ele é dele e que poderá no futuro tirar uma cópia, caso necessite, para que ele se sinta livre para consultar outros profissionais, etc.
É importante também ter no nosso espaço seja salão, clínica ou centro de tricoterapia produtos fitocosmeceuticos para manutenção dos tricopacientes que já receberam alta. Está sempre com a carteira da associação e diploma exposto para que os cliente sintam seguros.

Resumindo: o cabelo com pH desequilibrado ou asfítico é um tipo de cabelo que a maioria das clientes que já passaram por processos químicos, tinturas com produtos de má qualidade, descoloração, excesso de escova e prancha possuem. Tudo isto deixa o cabelo com muitas patologias. A mudança de hábitos é um dos melhores aliados para sanar este problema.

ATT. PROFESSORA MAÍSA

58 comentários:

  1. Anteriormente já havia perguntado e volto a perguntar. trabalho com aromaterapia e gostaria de saberm se os produtos como creme e shampoo de sua linha podem ser usados como carreadores dos oleos essencias. Ou se ja possuem algumm tipo de oleo.
    ]

    ResponderExcluir
  2. Eu achava que aplicar alguns óleos ou até cremes que continham queratina era bom ao crescimento do cabelo,mas ele também é um fator perigoso ao cabelo pois mesmo assim contém química não é natural,A forma no qual os tricoterapeutas trabalham sem dúvidas são uma das melhores maneiras de tratar do cabelo pois de acordo com o tratamento eles tiram todo excesso de química que houver no cabelo.
    Mesmo em salões é meio complicado de arriscar pois eles tem as suas próprias maneiras de "tratar" de um cabelo.Na minha opinião para voltar a um cabelo "virgem" sem química e etc...somente resistir á esses produtos,tinturas,e outros e claro mudando os habitos e tratar com pessoas que entendem do assunto que a única opção é os tricoterapeutas
    pois nem os cabeleireiros estão informados disso,me desculpem mas o caso é sério!

    ResponderExcluir
  3. PROFESSORA ME INFORME COMO CONSEGUIR PRODUTOS QUE EU POSSA TRABALHAR EM MEU SALÃO ENQUANTO NÃO SOU TRICOTERAPEUTA,PARA MELHORAR A QUALIDADE DOS FIOS DE MINHAS CLIENTES.FIZ UM CURSO DE TERAPIA E ESTUDO BASTANTE A ESTRUTURA CAPILAR.DESDE O INICIO DESTE CURSO A DISTANCIA AUMENTOU O MEU DESEJO DE TRABALHAR DE UMA FORMA MAIS SEGURA E COM RESPOSTA REAL PARA AS CLIENTES QUE ATENDO.AGRADEÇO SUA ORIENTAÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. Entendi, para se obter um melhor resultado temos que lavar retirando todo o produto anterior deixado nos cabelos para que a carga de fitocosmecêutico possam efetivamente dar resultados....! Tbm já pude observar os cabelos plastificados, efeitos nocivos das escovas milagrosas rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Para recuperar um cabelo devemos primeiro concientizar o cliente do que está danificando o seu cabelo e convencê-lo a mudar seus hábitos,e assim iniciar o tratamento.
    Rejane

    ResponderExcluir
  6. Para recuperar cabelos primeiramente devemos corrigir os abitos de nossos clientes , para depois iniciar o tratamento, se os habitos não forem corrigidos corretamente, o tratamento não vai dar resultado e assim não conseguimos recuperar os cabelos danificados.Edilene

    ResponderExcluir
  7. Entendi e aprendi que tudo que me ensinaram até agora está sendo um erro,de hoje em diante vou conscientizar as minhas clientes a mudarem seus hábito para obtermos um resultado bem melhor,do que está tendo hoje.

    ResponderExcluir
  8. A mudança de hábitos nem sempre é fácil, mas temos que começar.
    Gostaria muito de saber a marca de alguma linha de produtos que já tenha dado resultados positivos e enquanto estudo, vou melhorando a qualidade dos fios das clientes.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. è um tratamento totalmente diferenciado quando falamos em termos técnicos, pois universaliza o tratamento e dão credibilidade ao profissional.

    ResponderExcluir
  10. onde posso encontrar tais produtos professora,me dê uma luz.

    ResponderExcluir
  11. a mudança de habitos vai dar um trabalhao para ser repassada....e muito mais para ser assimilada rsrs

    ResponderExcluir
  12. Realmente, às vezes percebo que algumas clientes chegam com um cabelo asfítico, cheio de ondulações. O que devo fazer? que produtos usar?

    ResponderExcluir
  13. É tão bom o conhecimento!
    Nossa fazemos tudo errado!
    Graças a Deus a tricoterapia esta a disposição da humanidade, pq senão o futuro dos cabelos seria desastroso.

    ResponderExcluir
  14. Ótimo texto, mas a primeira coisa é mostrar os problemas a cliente e concientiza-la que o tratamento terá um efeito 100% se tiver a colaboração do paciente com a manutenção. Gostaria de saber como adquiro os fitocosmeticos, beijos adri

    ResponderExcluir
  15. Por já trabalhar com visualizadores para extensão de danos(microscopio e scaner), fica melhor tratar e fidelizar clientes.Trabalho com fitocosmetico aliados a fototerapia, geoterapia e desmineralizantes para total recuperação do ph.É gratificante ver o sorriso da sua cliente voltar ao rosto.

    ResponderExcluir
  16. Em tempo: Faço do tratamento um trabalho de equipe junto ao cliente. Brinco com elas dizendo que agora o cabelos dela é meu!A manutenção é item tão primordial que já chega a representar 40% da receita do meu atelier.

    ResponderExcluir
  17. Oi Maísa, obrigada por me liberar para essa parte do curso. Achei essas informações sobre a rotina do tricoterapeuta muito esclarecedoras. Seu papel é mostrar para o tricopaciente a causa do problema, o que fazer para recuperar a saúde do cabelo, no consultório e em casa. Esse trabalho de conscientização e orientação deve criar uma relação de confiança entre o tricoterapeuta e o tricopaciente, que se sente envolvido em seu tratamento, comprometido com seu próprio bem estar e responsável pelo resultado final. Estou aprendendo muito, e vou começar a aplicar essas informações no meu próprio cabelo. Por ex, passo reparador de pontas a base de silicone e queratina líquida todos os dias e isso por indicação de cabelereiras. Quero procurar um tricoterapeuta para um diagnóstico do meu cabelo o mais rápido possível, e vou fazer tudo direitinho em casa para restaurar a saúde do meu cabelo. Obrigada mais uma vez por dividir seu conhecimento.Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber o preço de uma consulta e das sessões do tricoterapeuta, pois um trabalho tão cuidadoso deve ser caro. No blog da aluna que está no quarto periodo eu li que ela não cobra a primeira consulta. Isso é bom porque como a profissão ainda não é muito conhecida, é necessário criar um vínculo de confiança do tricoterapeuta e tricopaciente, que terá de se comprometer a participar do próprio tratamento em casa, e mudar os hábitos errados. O investimento também não deve ser barato, porque parecem ser produtos muito bons mais naturais. No curso vamos ter essas informações, de quanto e como investir para ter uma clínica? E para ter a carteira da ATT, quanto custa?

    ResponderExcluir
  19. Onde posso encontrar estes produtos para melhora meu atentimento na salão.Estou adorando este curso...

    ResponderExcluir
  20. Mais uma vez, constato que o que eu sempre aprendi, nao passa de efeito placebo na melhor da hipoteses, porque na pior, danificam (produtos mal elaborados) mais ainda os cabelos ja fragilizados. O que na industria cosmetica e cara, se salva de fato? Professora, nos ensine a identificar os melhoes produtos e formas para tratar o Senhor Cabelo.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Bom, conhecemos os sintomas do desequilíbrio do PH. Como posso analisar o PH do cabelo? Existe algum equipamento ou técnica de análise?

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Onde posso encontrar os produtos fitocosmeceuticos? Quero ser uma tricoterapeuta.

    ResponderExcluir
  23. Meu cabelo está asfítico e eu não sabia! Não entendi muito bem, queratina faz mal para o cabelo? Bom, vou continuar lendo para aprender mais...

    ResponderExcluir
  24. O tratamento auxiliar em casa sem dúvida é de extrema importância para o resultado final.

    ResponderExcluir
  25. gostei desta colocação de ensinar o tricopaciente a fazer a manutenção em casa, mas preciso entender melhor sobre os produtos, por favor me indique onde posso adquiri-los.

    ResponderExcluir
  26. Orientar o tricopaciente a usar produtos específicos para dar continuidade no tratamento a domicilio é importantissimo, pois nos auxilia no tratamento.
    Quero saber mais sobre os produtos que vocês ultilizam na clinica para tratamentos.

    ResponderExcluir
  27. Maísa,

    Muito bom o diagnóstico, mas hoje conscientizar um tricopaciente a fazer um tratamento é minucioso, pois, mesmo com nossas informações baseadas cientificamente, na maioria dos casos não há uma manutenção diária. Isso se torna um tratamento sem eficácia.
    Como podemos convencer esse tricopaciente?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Olá Maísa,
    Obrigada por tudo isso que estou começando a conhecer, realmente é muito fascinante, todas essas informações! e tenho certeza que estou no começo do começo!!Na verdade as mudanças devem acontecer nas duas partes, o profissional de cabelo e o seu cliente, os dois vivem sempre na expectativa de novos produtos no mercado, de um lado as novas tecnologias nos tratamentos e do outro lado as respostas dos serviços em seus cabelos. Como enfrentar essa diversidade de tantos produtos inovadores e com tanta promessa de alisar, hidratar, nutrir, sem causar danos aos cabelos? O tricoterapeuta vem traduzir no mercado uma nova concepção de tratamentos e serviços capilar... Me identifico muito com isso, fico anciosa por mais informações.

    Um abraço,
    Iracy

    ResponderExcluir
  29. como faço para ter estes produtos,silicone e aqueratina faz mau ao cabelo.

    ResponderExcluir
  30. Maisa, deixa eu ver se eu entendi: Eu posso fazer escovas e prancha e fazer paralelamente tratamento com produtos tricoterápicos?

    Ou, no período de tratamento, eu não posso escovar?

    Comecei a entender que nem sempre o que passa na propaganda é o melhor para o nosso cabelo.

    Ainda vou conhecer você pessoalmente!

    Irla.

    ResponderExcluir
  31. gostaria de saberse mesmo ainda não sendo tricoterapeuta, poderia adquirir esses produtos e onde e como adquirí-los.gostei muito pois recuperar, tratar cabelos é o que mais gosto nessa área.

    ResponderExcluir
  32. Entendi que o cabelo está com PH desiquilibrado quando já passou por vários processos químicos e que esse quadro se repete com o cabelo de várias tricopacientes. Também valeu lembrar sobre a importância de manter à vista dos nossos tricopacientes a carteira da Associação e o Diploma de Tricoterapeuta.

    ResponderExcluir
  33. Maisa gostaria de conhecer alguns produtos tricoteraupeticos e onde adquiri-los. Estou cada vez mais interessada no curso de tricoterapia.

    ResponderExcluir
  34. Cabelo com PH desiquilibrado se normaliza com mudança de hábitos e produtos tricoterápicos.

    ResponderExcluir
  35. Depois de ler este texto descobri que tenho meu cabelo com ph desequilibrado e nunca consegui tratar o meu cabelo acabando com as pontas duplas que á nele, tendo sempre que corta-lo e mesmo assim elas tornam a dar nosinhos e pontas duplas, vejo que a um grande caminho a percorrer para mudanças de habitos.

    ResponderExcluir
  36. Estou doida para conhecer melhor os produtos para tratamento, estou muito empolgada

    ResponderExcluir
  37. Oriento meus clientes para um resultado positivo dos tratamentos propostos temos que contar essencialmente com a colaboração deles nas mudanças de hábitos como a higienização de seus cabelos, produtos de manutenção adequados, reeducação alimentar com presença diária de alimentos funcionais, assiduidade nas terapias propostas......
    Também análise correta do possível problema por parte do terapeuta e mudanças necessárias de protocolo quando necessário, para uma melhor propedêutica.
    A terapia capilar é uma via de duas mãos, sempre.

    ResponderExcluir
  38. agora começo a intender por que queratina e formol dão tão certos juntos! ambos encapam os fios! mas e queratina líquida? eu uso uma da marca alemã keune , e com ela faço um tratamento chamado de névoa de queratina.
    o tratamneto funciona assim: uso um aparelho vaparizador (muito parecido com um nebulizador), no seu interior coloco água mineral em um recipiente e dentro deste recipiente um "copinho" com a queratina, a medida que a agua vai aquecendo surge o vapor de queratina que passo nos cabelos das clientes com auxílio de uma escova vazada, o vapor que sai da escova não é quente ele é frio,e a medida que vou passando a escova nos fios sinto que os cabelos ficam "maleaveis" e com brilho e aspecto hidratado! partindo do principio que os cabelos são hidrofilicos,uma boa hidratação é liquida este tratamento é bom, já que usa vapor d'agua e queratina vegetal líquida?
    se possivel me respoda! bjks

    ResponderExcluir
  39. tenho muitas dúvidas sobre o ph...

    ResponderExcluir
  40. Estou amando esse curso cada dia mais, e louca para saber como faço para adquirir estes produtos, para iniciar meu aprendizado
    Fatima Balbino

    ResponderExcluir
  41. Estou curiosa com os procedimentos e a análise capilar.

    ResponderExcluir
  42. MÁRCIA MENDONÇA
    Um dias antes da realização da escova progressiva, o cabelo tem que ser preparado . chamamos este procedimento de pré-química. Os produtos usados para preparar o cabelo devem contem em sua composição alta concentração de água e óleo, elementos essenciais para preparar os cabelos. Me preocupei porque estou cauterizando o cabelo da minha filha a terceira vez para depois da quarta fazer uma escova inteligente.DEPOIS DO SEU DEPOIMENTO ACHO QUE ESTOU TODA ERRADA.....-Nada de banho de creme com queratina, silicone, óleo mineral ou vaselina achando que vai preparar os cabelos!!
    OQUE DEVO FAZER?????
    Se possivel me responda!
    OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  43. estou mais adorando cada informção nova!

    ResponderExcluir
  44. estou amando tudo isso e por mais que demore pra começar a tratar os cabelos tenho certeza que nasci pra isso...

    ResponderExcluir
  45. Estou adorando tudo e por mais que demore pra começar a fazer os tratamentos tenho certeza que nasci pra isso.

    ResponderExcluir
  46. estou amando tudo isso e por mais que demore pra começar a tratar os cabelos tenho certeza que nasci pra isso...

    ResponderExcluir
  47. como faço pra medir o ph do cabelo?

    ResponderExcluir
  48. estou adorando aprender quero também saber medir o ph do cabelo. e trata-los corretamente

    ResponderExcluir
  49. Estou amando estas novas informações, porém, um pouco preocupada, pois tudo depende da atitude de nossas clientes, elas tem que se conscientizar de ter cabelos bonitos e saudáveis, o que nesta era de progressiva acaba sendo impossível esta aceitação, elas querem cabelos lisos a qualquer custo, é uma pena...

    ResponderExcluir
  50. Assunto muito interessante, tenho certeza que a cada capitulo vou me dedicar mais.

    ResponderExcluir
  51. Isso faz com que pensamos melhor ao indicar produtos para tratamento.

    ResponderExcluir
  52. Acho que esta aula pode render muuuuiiiiitas informações pois este assunto é muito vasto , pois fica a dúvida de qual o Ph do cabelo crespo ? e/ou o ph faz parte da definição do grau de encrespado do fio ? , entre outras perguntas , entao , fica a dica . Marjorie Moura

    ResponderExcluir
  53. Precisamos tomar cuidado com produtos.

    ResponderExcluir
  54. Há pouco li sobre PH em blogs sobre cabelos. E pelo texto que você escreveu, vejo que ele realmente é um ponto chave na recuperação dos cabelos.

    ResponderExcluir
  55. cada cabelo tem o seu ph ou tds
    s os cabelos possuem o mesmo ph///

    ResponderExcluir

Conhecimento é algo importante e seu comentário acrescenta muito ao nosso curso. Ele vai ser postado em breve e com certeza vai ajudar a muitas pessoas. Muito obrigado.