TRICOTERAPIA CAPILAR

TRICOTERAPIA CAPILAR

BOAS VINDAS!!!!!

Parabéns aos alunos que chegaram a segunda parte do curso.
Atenciosamente
Professora Maísa







sexta-feira, 11 de junho de 2010

8- TRATAMENTO- COMO RECUPERAR CABELOS QUE PASSARAM POR ESCOVA PROGRESSIVA

Atualmente existem no mercado vários tipos de escovas progressivas que prometem milagres. Com vários nomes de apelo ao público, como por exemplo: escova marroquina, escova de morango com champagne, escova inteligente, escova defrizante temporária, escova de mel, escova de leite, etc., todas prometem acabar com os problemas da cliente.
Na verdade, as escovas estão trazendo sérios danos à saúde dos fios de cabelo e muitas vezes ao couro cabeludo também.
Muitos cabeleireiros e tricoterapeutas reclamam que chegam no salão várias clientes com os cabelos elásticos, quebradiços e sem vida devido ao procedimento da escova progressiva.
Mas como recuperar estes cabelos? E porque estão assim?
Os cabelos que passam por qualquer processo de processamento capilar no qual incluem também as escovas progressivas devem primeiramente passar por uma consulta onde o profissional vai avaliar os cabelos da cliente, seus hábitos em casa, os produtos que ela usa para cuidar no cabelo no dia-a-dia, etc.
Após realizado a consulta e analisado o pH do fio de cabelo, o profissional vai chegar no seguinte diagnóstico:
• O cabelo está em condições de passar por um processo de escova progressiva
• O cabelo não está em condições de passar por uma escova progressiva

Caso o cabelo esteja em condições de passar por uma escova progressiva, o profissional vai explicar ao cliente quais os produtos ele deve usar em casa, pois de nada adianta usar um shampoo, condicionador ou finalizantes comuns.
Se o cabelo está sem condições de passar por uma escova progressiva, o mesmo deve ser tratado com pelo menos 4 sessões de tricoterapia para depois ser feita outra consulta com o objetivo de diagnosticar a viabilidade de uma química capilar.
Um dos grandes problemas é que esta consulta acima deve ser feita por um profisssional especializado em tratamento capilar: o tricoterapeuta.
Na maioria das vezes, o cabeleireiro não tem formação suficiente para dignosticar os cabelos ou por ganância em ganhar dinheiro autoriza o cliente a fazer a escova progressiva.
Se você tem o desejo de fazer uma progressiva procure um tricoterapeuta para avaliar os seus cabelos e somente depois procure um cabeleireiro para realizar o procedimento.
Um dias antes da realização da escova progressiva, o cabelo tem que ser preparado . chamamos este procedimento de pré-química. Os produtos usados para preparar o cabelo devem contem em sua composição alta concentração de água e óleo, elementos essenciais para preparar os cabelos. Nada de banho de creme com queratina, silicone, óleo mineral ou vaselina achando que vai preparar os cabelos!!
No dia da química com o procedimento já realizado, o cabelo deve passar por outro procedimento chamado terapia pós-química.
Todo este processo faz com que os cabelos fiquem saudáveis após uma escova progressiva.
E lembre-se: todo este processo vai continuar em casa, com o uso de produtos naturais fitocosmecêuticos.
Mas quando a escova progressiva danificou os cabelos da cliente e ela procura um cabeleireiro para tratar, como deve proceder. O ideal é o cabeleireiro indicar um tricoterapeuta para fazer uma consulta, pois de nada adianta ir fazer hidratações neste cabelo.
Este cabelo precisa de um profissional especializado para diagnosticar o nível de danos no fio e tratar corretamente, afinal de contas o cabelo deve se recuperar e nunca só maquiar o problema.

Curiosidade: PORQUE ALGUNS CABELOS QUE PASSARAM POR ESCOVA PROGRESSIVA FICAM COM UM ASPECTO DE PLÁSTICO?
O uso da progressiva, com o produto dentro do fio de cabelo, juntamente com o calor da prancha, acabam derretendo as cutículas dos cabelos, obstruindo os poros por onde passam os nutrientes para o fio, daí este aspecto elástico.

ATT.
PROFESSORA MAÍSA

58 comentários:

  1. Eu acho que de forma alguma as pessoas deveriam passar pelo processo de progressiva.
    Acho que mesmo o cabelo hidratado isso seria uma forma de desprotegê-lo mais ainda.
    Eu falo porquê eu caí na besteira de fazer a tal progressiva e taí o resultado:cabelo quando molhado ficou elástico,e ao secar fica meio espigado,liso na raíz e seco nas pontas,aí vem o secador e a prancha pra tentar consertar,só disfarçava o meu cabelo todo queimado,depois com o tempo os fios começou a quebrar em partes pequenas e arrebentar facilmente da raíz,depois de uns três meses a minha raíz que era lisa começou a ficar levantada e as pontas lisas!
    Nossa me deu uma raiva,só a base de muito cuidado agora ele está voltando ao normal mas mesmo assim cai muito!
    E num é porque meu cabelo ja tava muito danificado não,eu usava apenas tintura e nunca relaxei...arrependi...minha opinião é desista da tal progrssiva!!!

    ResponderExcluir
  2. HOJE VIROU MODA ESSAS ESCOVAS. E ASSIM OS CABELEIRREIROS QUE NÃO TÊM CONHECIMENTO PASSA A REALIZAR IDEALIZANDO SOMENTE O LUCRO E ESQUECE QUE ELE MESMO PODE SER VITIMA DO PROPRIO SERVIÇO.POIS AQUELA CLIENTE QUE REALIZA A ESCOVA NO SEU SALÃO TAMBÉM PODE VIR A COLORIR.E ASSIM AS DUAS QUIIMICAS PODE GERAR DANOS QUE O PROPRIO PROFISSIONAL NÃO SABERÁ COMO RECUPERAR.

    ResponderExcluir
  3. A progressiva nâo deve ser indicada porque álem de encapar o fio de cabelo pode prejudicar a saúde por conter produtos quimicos proibido pela Anvisa.
    Rejane

    ResponderExcluir
  4. A maioria das pessoas sabem que a progressiva é uma quimica proibida,mas mesmo assim insitem em acabar com a saude e com os cabelos infelismente...Edilene

    ResponderExcluir
  5. Prá falar a verdade,quando fiz o curso da progressiva eu não levei para o salão pois eu achei muito agressivo:a cliente tinha que ficar com toalha molhada no rosto,ventilador ligado na frente da cliente,o profissional com máscara,tomar líquido após o procedimento,de preferência sucos,e sem contar que passei dois dias com dor de cabeça e nauseas...Confesso que me senti desatualizada por não fazer,teve clientes que foram fazer em outro lugar...e depois voltaram com o que restou para eu recuperar,se eu soubesse de tudo que sei agora teria cobrado o dobro do que elas gastaram.Outra coisa, eu não concordo com a cauterização com a chapa quente, tb.não faço no salão e sou criticada por isso,sei que no mercado existe outro método,só que o "povo" gosta de ver a fumaça subir!(só lamento).

    ResponderExcluir
  6. Professora, ainda não aprendi a dar escova progressiva mas quando recebo uma cliente reclamando do pós escova, que danificou demais os cabelos sõ indico um remédio : " tesoura "
    de tome hidratações. Demorou pra usarmos prancha como finalizadora e se não fizer esse acabamento no salão a cliente faz em casa, aliás, todo mundo agora tem uma prancha em casa.
    Em se tratando os cabelos, tudo muda, sem prancha, sem tinta, sem escova até a recuperação.
    Grato.

    ResponderExcluir
  7. Não posso dizer que sou contra a escova progressiva porque não sou.
    Tive a sorte de só obter benefícios com ela.
    Meu cabelo é loiro colorido e na realidade me facilitou muito na hora da secagem.
    O difícil é encontrar um tricoterapeuta, na realidade quero continuar os estudos para isso.
    Esta profissão é relativamente nova, portanto ainda temos que nos aconselhar com bons cabeleireiros.
    Aprendi que se deve fazer uma pré química, isso é ótimo.

    ResponderExcluir
  8. FIQUEI UM POUCO CONFUSA.PENSEI QUE ESCOVAS PROGRESIVAS NÃO É UM SERVIÇO QUE DEIXA O CABELO SAUDAVEL,ATÉ PORQUE EMPLASTIFICA MUITO O FIO.E NESTA MATERIA ENTENDI QUE SE TRATAR O CABELO PODE REALIZAR ESCOVA PROGRESSIVA?

    ResponderExcluir
  9. Tendo os devidos cuidados para a realização de quimicas em geral, com certeza devem ser realizadas em cabelos que permaneçam fortes apos os processos químicos, mas a má formação profissional deixa muita gente com problemas sérios. Vamos avante pela saúde e beleza dos cabelos!

    ResponderExcluir
  10. Cada dia fica mais evidente a importancia dos estudos. Cada dia mais pessoas sem informações passam a fazer em suas clientes escovas progressivas sem saber os danos que este processo quimico pode provocar se o foi do cabelo não estiver preparado.

    ResponderExcluir
  11. Tenho cabelos crespos e sempre tive mede dessas escovas progressivas definitivas defrisantes, não sei o que pode acontecer depois mas agora posso até ficar mais aliviada se um profissional tricoterapeuta pode me ajudar com isso rsr

    ResponderExcluir
  12. Achei fantástica a sequência que se deve seguir antes de se fazer a escova progresiiva.
    Mas Maísa fiquei com uma dúvida?
    Quando fazem essas escovas os cabelereiros costumam pedir para q as clientes fiquem dias sem lavar os cabelos.Se fizermos o procedimentos após a quimica a cliente não irá perder a escova progressiva q fez no salão?

    ResponderExcluir
  13. apesar de saber que as escovas progressivas dão um bom aspecto aos cabelos maltratados sabe se que é ilusório que o cabelo vai afinando, mas tem clientes que não vivem sem, dai nos resta tratar os cabelos.

    ResponderExcluir
  14. Se todo cabelereiro fosse sincero e cauteloso quanto à escova progressiva, muito desapontamento seria evitado, pois a pessoa sonha com um cabelo daquela atriz ou modelo, e esquece de se informar sobre os danos que o formol pode trazer à saúde, pois o efeito super liso só acontece com dosagem de formol acima da recomendada, é o que uma cabelereira me disse. Mas apesar de saberem disso, muitos cabelereiros não alertam os clientes, e esses procuram outros cabelereiros que mascaram os danos embelezando e hidratando inutilmente os fios, sem tratá-los. É um círculo vicioso que só pode ser quebrado com a qualificação de mais tricoterapeutas e uma maior divulgação do trabalho desses profissionais, vocês não acham?

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei demais desse texto porque é isso que acontece na maioria das vezes: os clientes erram por não procurarem um profissional antes de fazer uma escova progressiva e os cabelereiros erram por não orientar a pessoa da maneira correta. Por ex, uma cabelereira me disse que para dar aquele efeito super liso que dure, a quantidade de formol da fórmula é sempre acima do recomendado pelo Ministério da Saúde. E os danos para a saúde do cabelo são enormes. Mas não há uma preparação do cabelo nem a manutenção adequada. Pra mim, não vale a pena arriscar.

    ResponderExcluir
  16. sou extremamente alergica, e não faço escovas progressivas.Tenho fechamento de glote e o gaz formico me dá edema de glote um perigo para minha vida. Utilizo os recondicionamentos termicos para dar o efeito liso que elas querem e a manutencáo que faz dos cabelos das minhas clientes minha publicidade explicita e boca a boca. digo que sou medica de cabelo e para ter um cabelo bonito e necessario ter disciplina e atitude. Sou totalmente contra as progressivas, ate que a industria cosmetica me prove que elas sao beneficas a fibra capilar.

    ResponderExcluir
  17. Eu ja fiz escova progressiva a mais de um, o como a cabelereira não tevia ter esse conhecimentos não me indicou nada nem andes e nem depois ,e como na epoca ainda não era cabelereira nao endendia muito,hoje as minhas pontas está elasticas. Agora antes de fazer uma progressiva em um cliente vou analisar melhor seus cabelos...

    ResponderExcluir
  18. So fiz um Escova progressiva uma vez , ha 3 anos. Nao vou negar, ficou lindo e sedoso como nunca. Depois de ler tanto e falarem horrores, nunca mais fiz. Uma duvida professora: estas escovas sao todas a base de formol ou tem ativos como acido tioglicolico? A que eu fiz era de formol. E emendo outra questao: qual a que danifica mais, a de formol ou a de acidos tioglicolico, guanidina e hidroxido de sodio?

    ResponderExcluir
  19. A maioria das pacientes que procuram o recurso da escova progressiva visam o resultado rápido, e principalmente por falta de profissionais que ofereçam alternativas a este procedimento. É um campo muito fértil e cheias de oportunidades.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    muitos cabeleireiros fazem progressivas em sequência, sem deixar os cabelos descansar da quimica. Eles formulam a progressiva em casa, coisa erradissima!!!

    ResponderExcluir
  21. Muito interessante saber disso. Fiz progressiva nos cabelos pois a cabelereira me garantiu que isso era uma espécie de tratamento.

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber como analizar o pH do cabelo?
    Infelizmente a maioria dos profissionais querem ganhar dinheiro e acham que sabem muito!!!

    ResponderExcluir
  23. este assunto e bem polemico, pelo que sei todoas as escovas progressivas ou sao a base de formol ou de glutaraldeildo, alias as empresas estao mascarando os produtos alegando que nao contem formol (ja que foi proibido pela ANVISA) por ser cancerigeno, e estao aderindo cada vez mais ao glutaraldeildo, que nao e cancerigeno, mas na verdade e tao letal quanto ou mais, trata-se de um desifectante hospitalar, para bacterias gra positivas e negativas e ataca as mucosas e pode causar danos serios ao sistema nervoso central, esta sendo proibido em alguns paises mesmo para desifcção hospitalar. eu prefiro usar o tioglicolato que pelo menos ate agora nunca causei danos a nenhum cabelo, e so faço uma transformação capilar se o cabelo estiver muito bom., mas ainda preciso estudar mais a respeito para poder melhorar na manutenção.

    ResponderExcluir
  24. Sou contra o uso de formol. A ANVISA proibiu o uso deste produto, pois as pessoas usam incorretamente não se preocupando com futuros danos não só pro cabelo, mas também pra saúde. No texto você diz que é preciso analisar e preparar o fio para se fazer este processo... É possível fazer uma progressiva sem danificar a haste, já que o produto associado ao calor derrete as cuticulas deixando este cabelo elastico? Qual a diferença em procurar um tricoterapeuta e fazer o tratamento pré e pós quimica, se o formol não é bom pro cabelo? E em relação a manutenção especifica depois da quimica, muda em alguma coisa em relação a saúde do fio, sendo que o fio se encontra impermeável? Gostaria muito de tirar estas dúvidas, pois sou completamente contra o uso de formol em escovas diversas, não realizo este procedimento no meu salão. As vezes me falta conhecimento, mas todos os estudos que realizei até agora e os cabelos que chegam todos danificados por terem passados por este procedimento, só me deixa acreditar que não vale a pena fazer este serviço,pois haverá arrependimento depois.

    ResponderExcluir
  25. Olá.
    Tenho cabelos armados e fiz umas 5 progressivas diferentes. Algumas resolveram, outras não. Mesmo assim meus cabelos nunca ficaram danificados. Ao menos não a olho nú.
    Não sou contra as escovas, desde que tenham a fórmula aprovada pela Anvisa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Maísa,

    Eu como cabeleireiro não indico em nenhuma das hipóteses um cliente fazer escova progressiva, pois, mesmo o cabelo antes preparado, o dano que o “milagre” faz, é profundo. É um processo que posteriormente é “irreversível” . Vamos pela lógica, é aplicado um produto, que contém queratina ( proteínas com moléculas grandes que dificulta a penetração ), essência ( para disfarçar o odor ), defrizante ( a base de gordura e óleos ) e formol (que impermeabilizam suas superfícies e é um derivado de um ácido - conservante ), pois maquiam o cabelo.
    O tratamento mais eficaz é um produto que contém proteínas, água, lipídios, minerais, carboidratos.
    Fico satisfeito com um cabelo saudável, não maquiado.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, Maísa,
    Acredito que esse procedimento de escova progressiva não vai deixar de ser usado, por que existem clientes que querem seus cabelos lisos e pronto! Penso que, com conhecimento dos fatos as pessoas possam ficar um pouco mais conscientes do tipo de tratamento que estão submetendo suas madechas, e o próprio profissional que deveria ser ético e especializado para dar um atendimento mais digno as suas clientes. Existem muitas informações a respeito dessas escovas progressivas, fico muito confusa. Espero depois desse curso poder formar uma nova opinião sobre esse assunto
    Um abraço
    Iracy

    ResponderExcluir
  28. BOA TARDE MAISA,É MUITO DIFICIL PARA AS QUER QUEREM FICAR COM OS CABELOS LISOS,FAZER TERAPIAS NEM PENSAR, ACHEI ESTE TEXTO EXCELENTE.

    ResponderExcluir
  29. Meu Deus, acho que os problemas existentes na maior parte dos cabelos se deve à falta de conhecimento do cliente aliada à ganancia de alguns profissionais.

    Nem sempre o que se vê está saudável.

    Estou bem preocupada com a saúde dos fios dos cabelos de minhas meninas.

    Um abraço.

    Irla

    ResponderExcluir
  30. Eu particularmente não gosto de progressivas, mas quem gosta pelo menos tenha critério, saiba escolher e também trate os fios antes de fazer.. O problema e que nem todos querem estudar para se aperfeiçoar e fazer um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  31. Bom saber que é possível fazer uma química como a progressiva e manter os cabelos tratados e nutridos com produtos a base de água e óleo.Gostei também de entender o tratamento pré-química, pós-química e o cuidado contínuo em casa com produtos fitocosmecêuticos. Estou ansiosa para conhece-los.

    ResponderExcluir
  32. Meus cabelos estao assim devido a exessivas aplicações de quimicas, mais agora com tantas informações podem reverter a historia

    ResponderExcluir
  33. Maísa dentro destas indicações que vc nos deu sobre o pré quimica, como posso conhecer as marcas que tem nas formulas este requisitos? atráz sempre leio as composições mas,vem alguns nomes cientificos e eu tenho que confiar em meu representantes.

    ResponderExcluir
  34. Não faço escova progressiva no meu cabelo, mas vai ser muito boma aprender a tratar cabelos com quimica.

    ResponderExcluir
  35. Eu achava que as escovas progressivas teriam que ser abolidas porque pensava que não tinha como tratar de cabelo com progressiva.

    ResponderExcluir
  36. Pelo estudo que tenho feito e também através da Universidade aprendi que somente produtos com princípio ativo como tioglicolato e hidróxidos é que são permitidos e adequados no uso de processos químicos, sem que haja malefícios a fibra capilar nos cabelos com condições para tal procedimento.

    ResponderExcluir
  37. Agora estou começando a ver a diferença do papel no tricoterapeuta.

    ResponderExcluir
  38. fazer com que clientes façam tratamento pré e pós progressiva na minha opinião até não é das piores tarefas! difícil é convence-las a não fazer isto porque quem é loira geralmente quer ser lisa, loira e lisa com tioglicolato não dá, hidroxido de sódio e guanidina nem pensar, também sou contra uso de formol mas as clientes não pensam nisto elas querem o agora e já teve casos de clientes brigarem comigo por não fazer o procedimento! aff! um disgaste...

    ResponderExcluir
  39. Seria bom que todas as pessoas que querem passar por uma progressiva fizessem uma consulta primeiro,porque muitas querem que façamos uma progressiva porque uma tal de cabeleireira falou que progressiva é um tratamento...

    ResponderExcluir
  40. Maísa, sou contra a progressiva, contra quem faz e quem recebe a progressiva.
    A progressiva desitrata muito mais os fios,
    quem faz não sabe como tratar adequadamente e quem recebe, não entende nada.Mesmo estudando serei contra.
    Fatima Balbino

    ResponderExcluir
  41. Creio que o pior é convencer a cliente de continuar o tratamento em casa.

    ResponderExcluir
  42. Depois de ler todas essas inforções fico preocupada com tantas pessoas que fazem progressiva sem ao menos saber se seu cabelo esta em condições para receber tais procedimentos.

    ResponderExcluir
  43. ainda bem que hj ja temos produtos sem formol, inclusive trabalho com um que nao tem conservantes quimicos. Fica liso e restaura todo o cabelo, fico impressinada com a mudança dos fios. Nao sou tricoterapeuta formada, mas ha 5 anos ja estudo sobre isso , e analiso cada cabelo um a um , e tenho pena daqueles que vao em saloes e querem fazer uma progressiva ou qq outro procedimento e a cabelereira faz visando o dinheiro. Meu intuito é ter clientes satisfeitas e não o dinheir delas, chego ate fazer procedimentos de reconstrução capilar sem cobrar nada por pura dó do desastre que fizeram no cabelo da cliente.

    ResponderExcluir
  44. Quero muito aprender a tratar o cabelo de minhas clientes de maneira consciente estou amando tudo isso e tenho certeza que é só o começo.

    ResponderExcluir
  45. trabalho com progressiva sem formol . mas na verdade vai saber né? mas mesmo que pareca absurdo hoje as pessoas só pensam no liso absoluto e esquece dos danos que irá causar , esquece da saúde dos fios e foca no liso intenso de longa duração . quero aprender alisar sem danificar os fios . por isso que tem progressivas com auto teor de formol ou glutaral que ficam lindos e maravilhosos nos primeiros dias mas depois ,quebram a partir dos ombros dos cabelos as pontas

    ResponderExcluir
  46. Muito importante este pré e pós químicas, o duro é fazer com que elas tenham essa consciência.

    ResponderExcluir
  47. Realmente é impressionante o tanto de erro cometido nesse mundo dos cosméticos, lamentável que pensem apenas no dinheiro. A parti de hoje tudo que aprendi levarei ao pe da letra.

    ResponderExcluir
  48. Essa é uma questão que eu não sei exatamente o que pensar, ja que a progressiva impermeabiliza o cabelo, como vai chegar algum tipo de nutrientes?

    ResponderExcluir
  49. Eu realmente nao gosto de progressivas e ja tinha chegado a coibclusao de ue oarafazeepla precisava estar com o cabelo saudavel. Vim procurar este conhecimento porque, como futura cabeleireira, quero me especializar em corte e cor e quero aprender a tratar cabelos, torna'los saudaveis.

    ResponderExcluir
  50. essa aula me deixou confusa igual a janaina leme acima

    ResponderExcluir
  51. essa aula me deixou confusa igual a janaina leme acima.

    ResponderExcluir
  52. Não entendo esta teoria e acho que nao vou entender com esta concepção , pq se atravéz de produtos eu consigo remover os resíduos de progressiva de um cabelo e recuperá-lo com tratamento , nao justifica fazer progressiva novamente e ainda mais indicar os produtos de manutenção ao tricopaciente , pois estaria sendo enganadora , já que após a progressiva o cabelo estará blindado e nada do que for depositado nele penetrará em sua fibra pois ele se tornará hidrofóbico e hidrorrepelente . Por isso entendo que nao estaria agindo com ética e nem teria caráter em fazer isto . Marjorie Moura

    ResponderExcluir
  53. Você é a favor de progressivas para cabelos saudáveis e hidratados?

    ResponderExcluir
  54. Interessante essa postura da tricologia em auxiliar o paciente no preparo para o processo químico. E depois, corrigir problemas também. Porque as químicas estão aí. Desistir delas, acho que as mulheres, principalmente, não vão.

    ResponderExcluir
  55. Se o formol sela ou cola as cutícula do cabelo ,como tratar esse fio ?,muitas dúvidas nessa aula !

    ResponderExcluir

Conhecimento é algo importante e seu comentário acrescenta muito ao nosso curso. Ele vai ser postado em breve e com certeza vai ajudar a muitas pessoas. Muito obrigado.