TRICOTERAPIA CAPILAR

TRICOTERAPIA CAPILAR

BOAS VINDAS!!!!!

Parabéns aos alunos que chegaram a segunda parte do curso.
Atenciosamente
Professora Maísa







terça-feira, 15 de junho de 2010

15- O QUE É COSMETOLOGIA E O QUE SÃO COSMÉTICOS

Como vimos no texto, Cosmetologia é uma ciencia, mas infelizmente muitas empresas não usam essa ciência na fabricação de seus cosméticos. Encontramos várias coisas erradas em muitos produtos.
Tem empresas que simplesmente fazem o seguinte: fazem 4 mil toneladas de xampu. Distribui essas 4 mil toneladas em barris que cabem 1000 toneladas. Em cada um dos 4 barris coloca corante e perfume diferente. Depois só coloca o nome diferentes nestes xampus.
Exemplo: Este eu coloquei corante verde e tem cheiro de ervas então vou chamar de xampu 7 ervas. Este outro tem cor laranja, vou chamar de xampu de mocotó, e assim vai essa história...

Na definição de cosméticos vimos que:
Cosméticos são produtos que servem para higienização, manutenção, proteção e decoração da pele e cabelos.São formulações de aplicação local, baseados em conceitos científicos, destinados à manutenção e ao melhoramento da pele humana e dos seus anexos ( cabelos, unhas, etc.).
Quero levantar uma questão com você.
Pense e responda na página de comentários:
Sabendo que terapia capilar visa tratar e recuperar cabelos, será que os cosméticos são os produtos ideais para usarmos nas terapias?

ATT.
PROFESSORA MAÍSA

80 comentários:

  1. Eu costumo ler a composição dos cosméticos e muitas vezes o que eu vejo nas embalagens é que todos tem a mesma fórmula,mudando somente a fragância,agora complicaram colocando a composição em inglês,teremos que aprender inglês ou latim (sabe-se lá o que é aquilo),cabe a nós pobres mortais a acreditar que o que se propoem é verdadeiro,até que se provem ao contrário...

    ResponderExcluir
  2. Terapia envolve muitas outros aspectos tanto com físico e mental,mas no caso de usarmos cosméticos há riscos muito grandes de envolver químicas,pigmentos que podem destruturar um cabelo,pois mesmo que lemos e relemos todos os componentes de um shampoo ou condicionador ou creme,com certeza a grande maioria obterá coisas que serão prejudicias,e isto é um fato que nós temos que sempre lhe dá com bastante atenção,e claro que não podemos sair experimentando qualquer para saber se é bom ou não,temos que ter inteligência com isso!
    Podem sim haver produtos que possamos usar em terapias,mas esses terão que ser visados com muito cuidado,de uma forma ou de outra sempre teremos que está alertas neste meio.

    ResponderExcluir
  3. Não os cosméticos não são ideais porque eles não tratam o fio de cabelo nem o couro cabeludo eles servem apenas para maquear e embelezar o fio de cabelo,os cosméticos não tem poder de tratar nem recuperar um cabelo.
    Rejane

    ResponderExcluir
  4. "O termo cosmético designa substâncias de origens diversas, usadas sobre a pele e cabelos para limpar, suavizar, encobrir imperfeições e embelezar." Wikipédia, assim sendo, no caso dos cabelos serve para maquiar, ou seja, dar um aspecto de tratado, muitas vezes dando brilho e maciez.
    Terapia quer dizer tratamento, portanto imagino que deva ser algo que trate o problema em si, suas causas, neste caso os cosméticos não são os mais indicados.

    ResponderExcluir
  5. para um tratamento efetivo, creio que a necessidade de utilização de cosméticos é real, desde que este possuam as substancias necessárias para o tratamento, porém não resume-se aos cosméticos, mas também aos cesmeceuticos e produtos naturais baseados na fitoterapia.

    ResponderExcluir
  6. com certeza depois de estudar um pouco e ler suas materias fica evidente que esses cosmeticos usados comumente não são os indicados para recuperar a fibra capilar.

    ResponderExcluir
  7. Não,precisamosusar produtos específicos para o tratamento do qual o tricopaciente necessita,e os cosmédicos tem muitas substancias q não tratam e sim agridem os cabelos e o couro cabeludo.

    ResponderExcluir
  8. como vi aqui mesmo nesse curso...os cosméticos na realidade apenas maqueiam e nao tratam

    ResponderExcluir
  9. cosmedicos não serve para tratar cabelos ,serve apenas para maquear,e como a maqueagem danifica a pele quando mal removida, a maioria dos cosmedicos vai fazer a mesma coisa, apenas vai danificar os fios de cabelos....

    ResponderExcluir
  10. Pelo que estou aprendendo de forma alguma al inves de tratar pode ainda danificar mais os mesmos

    ResponderExcluir
  11. Bom, como esteticista, eu recomendo o uso de dermocosmeticos, pq na fórmulação dos mesmos há uma maior quantidade de principios ativos que visam a correção e recuperação da pele. Os cosmeticos não possuem a quantidade ideal para tratar e sim para prevenir, por isso mesmo, temos produtos especificos para tratamento profissional em cabine.
    Em relação aos cabelos penso q é igual devemos usar em nosso centro de tricoterapia,"tricocosmeticos" produtos profissionais para tratar, e recuperar os fios com uma quantidade maior de principios ativos.

    ResponderExcluir
  12. Bom.Como estou adquirindo novos conhecimentos,acretito que não pois não sabemos a sua procedencia,e ao invez de tratar pode ainda mais danificar os cabelos...

    ResponderExcluir
  13. cosmeticos para prevenção, com respaldo da empresa, ainda pode ser aliado, + realmente do dermocosmeticos, aliado a fitoterapia com seus atvos impares, levantam não só o cabelo, mais acredito que até um defunto,rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Como estou aprendendo eles não hidratam só maqueiam e pode ate mesmo danificar anida mais os cabelos.Pois utilizando os "tricocosmeticos" vão recuperar mesmos os cabelos que necessitam de cuidados...

    ResponderExcluir
  15. Quantos produtos compramos pela aparência da embalagem, marketing, preço, ... Como vamos tratar e cuidar dos fios de cabelo para que se tornem bonitos e saudáveis, vamos em frente....

    ResponderExcluir
  16. Não! Pois não hidratam só maqueiam. o produto ideal para usarmos nas terapias são os fitocosmeceuticos.

    ResponderExcluir
  17. Os cosmeticos sao apenas uma disfarce que a industria cosmetica empurra para a populacao sem esclarecimentos. Tratar e recuperar os cabelos nao sao uma preocupacao para os grandes monopolizadores...

    ResponderExcluir
  18. Os cosméticos para tratamento de pele não tem efeito, segundo minha dermatologista. Ela explicou que os cosméticos, como por exemplo os clareadores, não podem ter princípios ativos pois poderiam causar reações alérgicas e com isso os fabricantes teriam que enfrentar processos movidos pelos seus consumidores. Para tratamento de pele o que funciona são medicamentos vendidos em farmáca com prescrição. Já os cosméticos capilares, acho que determinadas marcas são sérias e confiáveis, não sei se estou errada.

    ResponderExcluir
  19. Sem dúvida NÃO. Cosméticos embelezam, precisamos de produtos para tratamentos.

    ResponderExcluir
  20. lendo todas estas materias, fico imaginando se todos tivessem acesso a estas informações, oque seria das industrias de cosmeticos.

    ResponderExcluir
  21. Na tricoterapia, pelo que vimos até aqui, não são usados cosméticos, pois os cosméticos têm corantes, fragâncias e substâncias nocivas, como o sal, para o cabelo. Os produtos usados na terapia não têm corantes, nem silicone, nem óleo mineral, são feitos com óleos vegetais e animais. Pelo menos foi isso que eu entendi. Agora, muitos cosméticos prometem no rótulo beneficiar a pessoa, por exemplo há sabonetes com hidratante, maquiagem com protetor solar, umectantes que protegem do calor do secador...será?

    ResponderExcluir
  22. Produtos cosméticos servem para embelezar o fio, não sendo suficiente para a recuperação da haste e muitas vezes prejudicam o couro cabeludo, podendo causar dermatites, caspas, coceiras, etc. Devemos associar em nossos salões ou clinicas de tricoterapia produtos próprios para o tratamento, produtos fitocosmoceuticos com principios ativos naturais são ideais.

    ResponderExcluir
  23. com certeza, tem muitos produtos que só é mudado o corante e o aroma e aumentado o preço e o número de benefícios.

    ResponderExcluir
  24. Infelizmente vivemos nesse mundo capitalista que o dinheiro muda e manda tudo! inclusive os valores das pessoas, porém como clientes consumidores queremos resultados excepcionais dos produtos, aí pronto! caimos numa armadilha! áí vem as promessas enganosas e como não buscamos as devidas informações, somos enganados! Creio que não devo achar que todos os produtos que aí estão, são enganosos, deve existir alguma empresa séria e comprometida com sua proposta de atender os seus clientes.

    ResponderExcluir
  25. SE O CABELEIREIRO FOR OLHAR O MERCADO,ELE NAO SABERA COM QUAL PRODUTOS ELES TRABALHAR.ALGUNS NEM FAZEM NENHUM EFEITO,SO MAQUEA.

    ResponderExcluir
  26. Cosméticos visam higienização e manutenção dos cabelos.

    Para tratar os cabelos precisa-se de produtos tricoterápicos para agir nos problemas no cabelo e não apenas maquiá-los.

    E eu, que via o cabelo sedoso e brilhante das minhas garotas e achava o máximo! Agora sei que preciso cuidar não apenas da aparência e sim, da saúde.

    Irla

    ResponderExcluir
  27. Cosméticos não são produtos ideais para usar em terapias porque sua finalidade é apenas melhorar o cabelo. Não são produtos que tratam de dentro pra fora como os utilizados na tricoterapia.

    ResponderExcluir
  28. Eu acho que sim, desde que seja um cosmético fabricado dentro dos pricípios da Cosmetologia e não esses de propaganda enganosa.

    ResponderExcluir
  29. não . Estou assustada sou cabelhereira a uns 18 anos, e não sabia disto. hoje em dia se usa muito a queratina! quais as auternativas para que eu possa o ferecer no meu salão, como tratamento. Há estou fazendo o cursso a distãncia então não poderei ser uma tricoterapelta até porque moro no estado do Rio de Janeiro, e como vou vender um serviço correto? ma entereço por está aréa.

    ResponderExcluir
  30. Lendo seus textos descobrir que estava completamente hipnotizada pelas industrias de produtos capilares. Realmente qual será o real conteudo dos frascos de xampus e cremes?

    ResponderExcluir
  31. Acho que terapia capilar é muito mais que produtos industrializados, por este motivo é que estou buscando mais informações, estou a procura de produtos que realmente funcionem, pois uso produtos de marca, caro e não funcionam, estou que sede de aprender e estou adorando as aulas.

    ResponderExcluir
  32. Não, acredito que na terapia capilar usaremos somente produtos naturais e não industrialisados como os cosméticos.

    ResponderExcluir
  33. hoje posso dizer que não, pois apenas mascaram de forma ilusória o problema. É mais ou menos como um creme que esconde olheiras, ao se lavar as olheiras voltam, ou pensando melhor dependendo do conteúdo do produto usado vc pode até piorar seu cabelo.

    ResponderExcluir
  34. Não podemos generalizar, existem bons e maus cosméticos porém a função do cosmético geralmente é estética, contudo acredito que somos o que comemos e bebemos, se realmente queremos ter cabelos lindos precisamos comer alimentos ricos em nutrientes e correr do stress.

    ResponderExcluir
  35. Acredito que devemos usar produtos cosmecêuticos e não cosméticos como auxiliadores da terapia capilar, mas o ideal que seja com parceria com médicos tricologistas e/ou dermatologistas.

    ResponderExcluir
  36. Maisa, pelo pouco que estou vendo através desse estudo, posso afirmar que não, estou disposta e com sede de saber o que usar corretamente, confesso que estou surpresa.

    ResponderExcluir
  37. Não, acredito que se a tricoterapia utilizar esse tipo de cosmético, em nada será diferente dos que se dissem terapeuticos de cabelo já existentes no mercado, seria uma enganação só que com outro nome !

    ResponderExcluir
  38. os cosmeceuticos sao a melhor opçao mas na cosmetica ja existem algumas linhas restritas que ja aderiram a isto! pena que são poucas, restritas (como ja escrevi) e caras, bem cara...

    ResponderExcluir
  39. o que fazer então, eu que estou começando no ramo de cabeleireiro, me de uma luz por favor!!!!

    ResponderExcluir
  40. Com certeza os cosmesticos não servem para tratamento capilar, devem investir em cosmeceuticos serios para um resultado satisfatorio. Cliente e Profissional.
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  41. Com certeza não, mas então o que devo usar nos tratamentos capilares?

    ResponderExcluir
  42. Maisa, ha cada postagem fico mais impressionada com as coisas que nos profissionais nem imaginamos existir e que nos cursos nunca é informado... Obrigada por abrir nossos olhos

    ResponderExcluir
  43. Vivendo e aprendendo... Cada dia me surpreendo mais.

    ResponderExcluir
  44. Acredito que não, para tratamento devemos usar produtos especificos.

    ResponderExcluir
  45. Pelo pouco que pude aprender até aqui,acredito que esses cosméticos q existem hj no mercado ,não servem em nada pra tratamneto capilar.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  46. Não.se é tramento cosméticos não emgloba,na saúde capilar e doenças do couro cabeludo.minha opinião se etiver errada me corrijam por favor.

    ResponderExcluir
  47. e eu k tinha outra visao sobre queratina vou repensar tudo k aprendi antes com esse curso mudar meus conseitos com certesa

    ResponderExcluir
  48. NÃO, ESSES SÃO PRODUTOS PARA MELHORAMENTO E NÃO TRATAMENTO DOS CABELOS.

    ResponderExcluir
  49. Cosméticos creio que não pois me parecem servir para embelezamento a não ser que tenha algum componente que trate a anomalia misturado.

    ResponderExcluir
  50. Márcia Mendonça
    Cosméticos são produtos que servem para higienização, manutenção, proteção e decoração da pele e cabelos. Para tratamento Capilar devemos usar produtos especificos.
    A cada postagem fico mais impressionada com as coisas que nós profissionais nem imaginamos existir e que nos cursos básicos nunca é informado... Obrigada por esclarecer tantos assuntos.

    ResponderExcluir
  51. Acredito que os cosméticos naturais ou orgânicos sim. Mas, como curativo, higienizando, hidratando e nutrindo. Mas, acho que a verdadeira cura vem de dentro. Ex.; Alimentação.
    Peço a Profª Maísa que me esclareça mais por favor.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  52. Lia, acho que não, quando penso em terapia, penso ir a fundo do problema.

    ResponderExcluir
  53. Acredito que não! porque cósmetico serve apenas para maquiar o problema e não tratar .

    ResponderExcluir
  54. Acredito que não! pq os cósmeticos servem apenas para maquiar e não resolver o real problema.

    ResponderExcluir
  55. estou impressionada com tanta coisa q ja tomei conhecimento, agora eu me pergunto como vou tratar os cabelos de minhas clientes de forma conciente?

    ResponderExcluir
  56. Tb acho q nao! Eles servem para mantê-los bonitos mas nao necessariamente saudáveis!

    ResponderExcluir
  57. acredito que antes de pensar em produtos , devemos primeiro pensar na hidratação do corpo tomando agua e optando por uma alimentação equilibrada!

    ResponderExcluir
  58. acredito que os cosméticos são mais uma fabrica de fazer dinheiro. existem produtos excelentes e que realmente funcionam, mas cabeleireiros em gereal tendem mais a olhar o preço do produto ou a marca, tipo " ah se é da Loreal é bom", "olha é produto da Italia , entao é ótimo", e na verdade temos produtos aqui mesmo até mais barato e que funcionam de tal forma que as vezes ate eu nao acredito. Eu uso produtos só de primeira qualidade e exijo demonstração num cabelo ruim.

    ResponderExcluir
  59. Acredito que temos muitos produtos cosmeticos que realmente funcionam, mas tb acho que muitos de varias marcas famosas só se paga o preço da marca e nem sempre é tão bom . Os cabeleireiros em geral tendem a ir pelo preço e marca, e esquecem de que o cliente tem que sair satisfeito.

    ResponderExcluir
  60. Quando eu leio mais me apaixono por toda explicaçõess,e qto mais sei mais sei que não sei nada e que preciso me aperfeiçoar sempre..

    ResponderExcluir
  61. Estou muito preocupada, afinal tenho um salão de beleza e clientes que confiam em mim como vou tratar seus cabelos de agora em diante???

    ResponderExcluir
  62. Não, com certeza não são os produtos ideais para se usar na terapia capilar.

    ResponderExcluir
  63. produtos para trabalhar com terapia capilar tem que ser diferenciados, e é isso que a Vex oferece aos profissionais da área

    ResponderExcluir

  64. Nunca tinha pensado por esse ponto de vista, mas acho que os cosméticos de verdade não são ideais para terapias capilares.
    Pelo que estou entendendo os cosméticos funcionam como maquiagem igual como usamos na pele do rosto, podemos cobrir as imperfeições, mas depois vamos lavar o rosto e tirar essa maquiarem e talvez o problema estará ainda pior.
    O mesmo parece que acontece com o cabelo, não adianta maquiar e camuflar com cremes têm que fazer mesmo uma terapia capilar.
    Esta sendo bom poder refletir...
    Obrigada Parabéns pela sua dedicação
    Claudia Regina

    ResponderExcluir
  65. Entendo que não , e que precisaremos de formulas mias naturais possíveis sabendo que os cosméticos contem corantes e não formulas adequadas não podemos continuar no erro .

    ResponderExcluir
  66. Os cosmeticos precisam de uma preparação com mais cuidado pois enxiste muitos cabelos danificados através de produtos sem qualidade sem nenhuma preparação sem neunha qualificação.

    ResponderExcluir
  67. Por tudo que você mencionou até agora, creio que não.

    ResponderExcluir
  68. Acho que os cosmeticos não são os tratamentos ideais para recuperar cabelos doentes, mas sim para dar a ilusão de que estão melhor, isso não significa que realmente estejam melhorando

    ResponderExcluir
  69. De alguma foram iremos usar um cosmético no seguimento do tratamento. No entanto sabendo de todas essas informações não é qualquer cosméticos que iremos usar, a parti de agora informação das manipulações são fundamentais para nos cabeleireiros e etc. Essa é a minha concepção do assunto.

    ResponderExcluir
  70. Nossa sou mesmo leiga no assunto. Não sabia que a indústria é capaz disso! Absurdo. Sendo assim, é muito difícil confiar em empresas cosméticas para o tratamento de pacientes com problemas reais no couro cabeludo.

    ResponderExcluir
  71. Levando em consideração que os fabricantes escrevem o que querem nos rótulos, a maior segurança é trabalhar com produtos naturais.

    ResponderExcluir
  72. nossaaaa, sendo assim como vamos aber se o que estamos usando em nós ou em nossas clientes é realmente o q esta na composição escrita na embalagem????

    ResponderExcluir
  73. será que a solução seria voltar as receitinhas caseira da vovó???

    ResponderExcluir
  74. Uma vez que a industria cosméticas se preocupa mais com o lado lucrativo da força sem cuidar muto da parte do resultado em relação a saúde capilar, a resposta seria nunca!

    ResponderExcluir
  75. Me sinto enganada por essas empresas, a resposta é não, uma vez que sendo enganadas não podemos utilizar qqr produto em nossos clientes.

    Gabi - Franca

    ResponderExcluir
  76. não é a melhor solução tratar dos cabelos de uma tricopaciente com cosméticos industriais.

    ResponderExcluir
  77. Excelente tema e ótima explicação . Pois muitas vezes nem pensamos nisso . Marjorie Moura

    ResponderExcluir
  78. Se possuírem bons ativos, sim! Se for as empresas que vc mencionou, não!

    ResponderExcluir
  79. Parece que algumas empresas já estão procurando abolir produtos mascaradores de problemas e focando em substâncias terapêuticas. Já dá pra comprar cosméticos bons. Para a terapia capilar profissional, eu não sei.


    ResponderExcluir
  80. realmente vejo que todos os produtos que tenho em meu salão são todos falsos

    ResponderExcluir

Conhecimento é algo importante e seu comentário acrescenta muito ao nosso curso. Ele vai ser postado em breve e com certeza vai ajudar a muitas pessoas. Muito obrigado.